Vinhedos Entre Rios Sopra Vinhos e Espumantes

| ALT. 950m

Loja VirtualLoja Virtual

Nossa História

O nascimento de um novo negócio na terra das maçãs

Residência de Antônio Varaschin e Thereza Faoro

"Na Itália do século XVIII, os dias de incertezas nos levaram a atravessar o Atlântico em busca de um punhado de terra - o sonho dourado de nossos ancestrais que de lá partiram sós e pobres, armados na fé e na esperança, enriquecidos, contudo, pela magia do desconhecido."
(Ermano Varaschin)

Foi por volta de 1890, que o casal Antônio Varaschin e Thereza Faoro veio para o Brasil em busca de trabalho. Eles encontraram o verde das matas virgens, os contrafortes das serras dos rios Pelotas e Antas. Nesse cenário, riscaram as enxadas por entre chispas de pedras, juntando a terra em migalhas para plantar e ver crescer as primeiras mudas de videiras às margens dos rios Turvo e Segredinho, na comunidade de São José, município de Vacaria/RS.

"Pisoteavam as uvas na fermentação de seu vinho, ingrediente indispensável na formação de um ambiente rico de alegrias.”

A família se estabeleceu e prosperou, tornando-se, com o tempo e através das gerações, uma respeitada empresa, a Varaschin Agroflorestal Ltda, produtora de grãos, pinus e uma importante produtora de maçã da região sul do país.

Em meados de 2006, Ermano Varaschin Junior, bisneto de Antonio e Thereza, inspirado em seu pai, pensou em dar continuidade a história da família resgatando o cultivo das uvas e junto a isso a sua identidade primordial. Decide então, plantar as primeiras mudas de Chardonnay, Merlot e Pinot Noir, importadas da França as quais foram plantadas a 950m de altitude, nos Campos de Cima da Serra, no município de Muitos Capões. Nasceram, assim, os Vinhedos Entre Rios, dando origem aos vinhos Sopra.

"As videiras cresceram, criaram vida e encontraram o terroir perfeito. E, a cada ano que passa, garantem novos e distintos vinhos e espumantes à mesa."